O plástico é uma resina feita de nafta, um derivado do petróleo; sendo produzidos através da polimerização e enquadrados na classe dos polímeros devido às suas moléculas, que são bem grandes.
Ele se originou em 1909, por um belga chamado Leo Hendrik, um químico industrial que foi intitulado como o pai da indústria do plástico. Desde então, esse material evoluiu de diversas formas, gerando a grande variedade que existe dele hoje em dia.
Aliás, você sabe quais são os plásticos mais comuns e utilizados atualmente?
Dentre as variedades existentes deste material, citarei 4 tipos:
- Poliéster
É muito utilizado em roupas, principalmente em camisas, além de ser a matéria-prima para a produção de garrafas pet, e ele está no grupo funcional éster, por isso o nome.
- Polietileno
Está no grupo dos etileno, e você pode encontrar ele em brinquedos em algumas embalagens de produtos químicos.
- Poliestireno
É do grupo dos estirenos. Nós encontramos ele naquelas bandejas de frutas e carnes que compramos nos supermercados e em caixas térmicas.
- Polipropileno
E por fim, mas não menos importante, temos esse daqui, que está no grupo dos propilenos e é usado na fabricação de embalagem de remédio e alimentos como em bolachas e biscoitos.
Atualmente, segundo os dados da FGV, em 2022 o segmento de embalagens plásticas teve sua participação no mercado totalizando em 33,6% e mostrando uma queda de 4,6% ao comparar com o ano anterior.
Todavia, mesmo com a diminuição de participação no comércio, a quantidade de empregos disponibilizados devido à produção desse material foi de mais de 244 mil novos postos, resultando no crescimento de 2% ao comparar com o mesmo período de 2021, valendo informar que atualmente, como mostra um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), as indústrias desse setor estão em 4º lugar no que diz respeito à contratação de pessoas.
A quantidade de exportação de plástico no Brasil também é imensa! Somente em 2022 o faturamento foi de mais de 781 milhões de dólares e as áreas que mais usufruíram desse material foram: construção civil, 25,4%; setor alimentício, 21,9% e produtos de comércio, com 7,8%. O movimento do PIB gerado por conta desse material ultrapassou, nesse mesmo ano, mais de um milhão de reais.
Podemos concluir por meio desses dados que o mercado do plástico está em constante expansão, por isso, não podemos deixar de lado a sustentabilidade e preservação ambiental, porque quanto mais dele é feito sem que haja a reciclagem, mais nós perdemos, pois se não o descartarmos corretamente, ele irá poluir mares, ruas, florestas, além de entupir bueiros, o que pode ocasionar em alagamento em períodos de chuvas.
Mundialmente, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidos por ano, segundo dados do Plastic Pollution: Pathways to net Zero, sendo que mais da metade deles se tornam resíduos, ou seja, não possuem o destino correto.
Por isso, o Mercado da Reciclagem em parceria com a Saulo Recicláveis quer fazer um pedido para vocês:
Se puderem, higienizam o plástico antes de descartar eles, isso ajuda a evitar a contaminação dos locais por conta de resíduos orgânicos e também ajuda na hora da triagem quando vamos reciclar ele.
Como sua decomposição demora mais de quinhentos anos, é importante realizar essa ação, além de separá-los de outros materiais. Dessa forma você também irá contribuir com a economia circular, que é uma metodologia que traz sustentabilidade, e uma das vantagens dela é evitar o desperdício em massa porque, dessa forma, a reciclagem de resíduos é realizada de maneira mais rápida e eficaz.
Quando trabalhamos em equipe, todos constroem um futuro melhor, um planeta melhor habitável.
E se você é de Matipó/MG e não sabe onde descartar os seus resíduos de plástico, conte com a Saulo Recicláveis! Eles recebem materiais recicláveis e dão um destino adequado a eles, contribuindo para um futuro mais sustentável para todos nós!
Deixe uma resposta